POSITIVIDADE TÓXICA: você já ouviu falar?
- Por: Carina Claro

- 27 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
Eu sou muito muito fã da Psicologia Positiva, ciência que estuda a felicidade, porém tenho percebido o crescente número de profissionais (não psicólogos) que se apropriam desta teoria e a difunde de forma irresponsável.
A internet está lotada de pessoas que trabalham com desenvolvimento pessoal, inteligência emocional e que falam muito sobre a busca pela felicidade plena, e o que era pra ser algo proveitoso acaba se tornando um peso sobre muitos!
O que estou querendo dizer nesse post, é que o estado de felicidade que aparece na internet se tornou algo anormal, uma busca incessante por algo irreal. É o estilo de vida #GoodVibesOnly !
A “positividade tóxica” é toda essa felicidade que recusa e esconde os percalços que temos em nosso caminho, que te pressiona a demonstrar alegria e estar bem 100% do seu tempo e que de alguma forma te torna menos empático, pois tira de você a paciência de ouvir um colega desabafar e faz você repetir conselhos do tipo “Apenas seja feliz/positivo” (afinal, xô energia negativa), isso desvalida o que o outro sente!
A “positividade tóxica” aumenta o nível da sua ansiedade, pois te coloca uma expectativa de um estado emocional que não existe, além de contribuir para a diminuição da sua autoestima pois te faz se comparar com pessoas que demonstram um estilo de vida diferente do seu (e muitas vezes irreal).
Ser feliz, na real, é equilíbrio!
Está tudo bem você ter um dia ruim, isso não te torna uma pessoa infeliz!
Está tudo bem você querer desabafar e chorar, isso não te torna uma pessoa negativa!
Eu mesma falo sobre a importância de buscar pensamentos positivos, mas isso não significa ignorar os acontecimentos que nos proporcionam sentimentos negativos! Para tudo há sua hora! Entende?
Está tudo bem não estar bem o todo tempo!
Lembre-se, EQUILÍBRIO é a palavra-chave!
Psicóloga Carina Claro
CRP 05/57216
Conheça também o meu instagram: @carinaclaropsi

Comentários